Skip to main content

 

Papa Francisco, no Papa Móvel, cumprimenta os artistas/ Foto Divulgação

 

Ele colocou o nariz de palhaço para brincar com os artistas na Praça de São Pedro

Ivy Fernandes, de Roma

“Siete bravi, bravi, bravissimi(Vocês são ótimos, formidáveis), afirma o Papa Francisco, durante sua primeira audiência do ano, na  Praça São Pedro, em 8/1, que reuniu cerca de 10 mil pessoas, entre elas, integrantes de 120 famílias circenses.   

Para o papa, os artistas do circo “são os mensageiros da alegria e da fraternidade. Carregam em suas viagens ao redor do mundo o riso e esperança. Continuem sempre a trazer esses bons sentimentos.”

 

Artistas do Golden Circus mostram as suas habilidades na Praça de São Pedro / Foto Divulgação

 

O encontro do Papa com o mundo do circo foi instituído por João Paulo II e é seguido por seus sucessores.  

Apesar do frio intenso, o Papa  fez questão  de celebrar o encontro ao ar livre e percorreu o trajeto na praça de São Pedro,  no “Papamóvel” aberto e abraçou e cumprimentou as pessoas.

A música ao vivo tocada pela orquestra  Golden Circus, sob a direção do maestro Nicola Cambione, foi acompanhada  por  três  artistas  (do grupo Le Stange) que caminhavam com a perna de pau por toda a Praça encantando crianças e adultos.

 

Pernas de Pau na Praça / Foto Divulgação

 

Diante da Basílica  de São  Pedro, o Papa sentou-se para apreciar o espetáculo criado para ele pelos artistas. Um dos artistas aplaudidos pelo Papa Francisco foi  Rogério Piva, malabarista  brasileiro, que se apresentou  com uma  camisa com a bandeira  verde-amarela pregada em suas costas. Vestiu, literalmente, a camisa do Brasil.

 

Rogério Piva, malabarista brasileiro, em sua apresentação ao Papa / Foto Divulgação

 

Os malabaristas Artem Averyushkin da Rússia, a contorcionista do grupo  X Bud Roses, da Mongólia apresentaram números precisos e impactantes que conquistaram o público. O mesmo aconteceu com a dupla de malabaristas Daria & Dmitri, da Moldávia e Ucrânia respectivamente, e o italiano Andrea Andreuzzi com o seu mini pônei.   

Os únicos animais presentes foram duas pequenas lontras, uma branca e outra marrom, que chamaram a atenção das crianças.  

 

Duas lontras que encantaram as crianças / Foto Divulgação

 

Os artistas receberam elogios do  papa e ele pediu que o público presente o acompanhasse nos aplausos aos artistas circenses que há séculos fazem o público rir e sonhar.

 

Artistas circenses brincam na Praça com a fita azul / Foto Divulgação

 

 

 

 

 

Postagem: Alyne Albuquerque

 

Leave a Reply