Skip to main content

 

Da Redação*
Atendente de bar, assistente de almoxarifado, jogador de handebol, professor de educação física, cenógrafo, trapezista, Domingos Montagner trilhou um caminho improvável até chegar à televisão aos 46 anos. Mas entre as muitas atividades que exerceu, nada lhe dava mais orgulho do que ser palhaço e ter o circo como seu palco principal. Escrita pelo jornalista Oswaldo Carvalho, a biografia Domingos Montagner – O espetáculo não para (Editora Máquina de Livros) narra a trajetória de Domingos desde a infância no Tatuapé, em São Paulo, até se consagrar como um dos maiores atores brasileiros deste século.
A história de Domingos se confunde com o renascimento do circo no Brasil entre o fim dos anos 1980 e os 1990. Oswaldo traz o leitor para o dia a dia de Mingo – como era chamado na infância – e sua inquietação até descobrir o mundo artístico. As primeiras experiências no teatro amador, o talento para criar e manipular bonecos, as aulas na Circo Escola Picadeiro, a criação do Circo Zanni, as dificuldades enfrentadas como artista de rua e as viagens pelo mundo em festivais, tudo é contado em detalhes.
O jornalista na biografia também reconstrói histórias do cinema e da TV, quando Domingos se tornou pivô de disputas ferrenhas entre diretores, ao mesmo tempo em que encantava colegas pela humildade e generosidade num meio habituado a estrelismos. Sua morte no Rio São Francisco, nos últimos dias de gravações de “Velho Chico”, em que interpretava o protagonista da trama, chocou e comoveu o país.
O espetáculo não para foi escrito a partir de pesquisa documental e de entrevistas com mais de 80 parentes, amigos, artistas, diretores e profissionais que participaram de todas as fases da carreira de Domingos. Desde o inseparável parceiro Fernando Sampaio e o saudoso Luiz Gustavo (que fez um texto especialmente para Domingos, reproduzido no livro) até estrelas com quem contracenou como Antônio Fagundes, Lilia Cabral, Ingrid Guimarães, Cauã Raymond, Maria Fernanda Candido, Gabriel Leone, Camila Pitanga e muitos outros. O texto da orelha é da atriz Denise Fraga, amiga que conviveu de perto com Domingos.
“A trajetória do Domingos parece uma sinopse de filme: um palhaço trapezista que vira galã de novelas prestes a completar 50 anos. Durante as pesquisas e as entrevistas, ficou claro que ele foi um dos protagonistas da virada na história do circo. Graças a artistas como Domingos, voltamos a assistir espetáculos circenses inovadores”, afirma Oswaldo, que levou três anos trabalhando no livro.
O espetáculo não para traz mais de 150 fotos, muitas delas inéditas, do acervo pessoal do ator, cedidas pela esposa
Luciana Lima e pelo irmão Francisco Montagner.
“Domingos Montagner – O espetáculo não para” chega às principais livrarias e sites do Brasil no formato impresso e
também em e-book, disponível em mais de 20 plataformas digitais.
*Informações do release

Lançamento no Rio
Dia: terça-feira 3/5
Hora: 19 h
Local: Livraria da Travessa do Shopping Leblon (av. Afrânio de Melo Franco, 290 – segundo Piso)
Lançamento em São Paulo
Dia: quarta-
Quarta-feira 4 de maio, a partir das 18h, no Centro Cultural Fiesp – | Teatro do Sesi-SP (Avenida Paulista, 1313). Às 19h, está prevista a apresentação gratuita do espetáculo “A noite dos palhaços mudos”, da companhia La Mínima – sujeita a lotação do teatro.
Ficha técnica
Título: “Domingos Montagner – O espetáculo não para”
Autor: Oswaldo Carvalho
Editora: Máquina de Livros
Preço: R$ 69 (impresso) e R$ 49 (e-book)
Páginas: 352
Gênero: Biografia

Leave a Reply