Pular para conteúdo principal

Ratatouille

O “Ratatouille” é um dos pratos preferidos da aramista Maíra Campos, do Circo Zanni.  Trata-se de uma receita do século 18 e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. É um prato rústico, típico da região da Provença, em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes».

 

Para preparar o “Ratatouille” não pode faltar berinjela nem tomate. Com o restante dos ingredientes pode-se lidar mais à vontade. O pimentão e a abobrinha não são obrigatórios na receita, mas, com certeza, a deixam mais deliciosa.

  

No método clássico de preparar a Ratatouille são tiradas as peles e sementes do tomate e os vegetais são cozidos, separadamente, e combinados no final. Na receita do Panis & Circus, os ingredientes são usados apenas fatiados.

No original francês, “Ratatouille” é um substantivo feminino, também chamado de “ragu grosseiro”: legumes cozidos longamente em azeite.

O azeite, usado como tempero, é produzido a partir da azeitona, fruto que vem das oliveiras. Trata-se de um alimento antigo, clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e, nos dias atuais, está presente em grande parte das cozinhas. Além dos benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida um sabor e aroma peculiares. É o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Muito pelo contrário. O azeite de oliva extravirgem oferece atributos especialíssimos à saúde. Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados que melhoram o perfil das gorduras do sangue: abaixam o colesterol ruim e aumentam o bom. Além disso, por ser prensado a frio, o extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona e a vitamina E. Os demais óleos vegetais recebem solventes químicos ao passarem pelo processo de refinação e, com isso perdem boa parte desses agentes benéficos.

Vamos a nossa receita que deverá ser preparada com um bom azeite.

Ingredientes:
2 berinjelas
2 abobrinhas
4 cebolas
1 pimentão  verde
pimentão  vermelho
1 pimentão amarelo
tomatessal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite q/n [quantidade necessária] para umidecer bem o prato.
Modo de preparo
 
Corte os legumes em rodelas finas. Tempere a berinjela e a abobrinha com sal e pimenta do reino. Numa travessa (que possa levar ao forno), coloque os legumes um sobre o outro, começando com a berinjela, depois, o tomate, os pimentões, a cebola e, por fim, a abobrinha, e assim sucessivamente. Complete a travessa, regue com azeite e cubra com papel alumínio. Leve ao forno por 20 minutos aproximadamente.
Tire o papel e volte ao forno para dourar por mais 20 minutos. É só servir.
Dica:O prato pode ser servido quente ou frio.O acompanhamento predileto da chef Regina Bonani para o “Ratatouille” é bolacha de água e sal. Já a aramista Maíra Campos prefere arroz integral.

Deixe um comentários