Da Redação
Cachimônia é o terceiro espetáculo da 1ª Mostra de Repertório da Artinerant´s, companhia de Maíra Campos e Nié Pedro, artistas que também são sócios fundadores do Circo Zanni.
O espetáculo provocante e intenso pode ser visto, em 2 de julho, sexta-feira, às 20h, no canal Youtube da Artinerant´s: https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg
Os três espetáculos da Mostra Virtual – Vizinhos, Balbúrdia e Cachimônia – estão sendo apresentados em algumas sextas-feiras e começou em maio e se estende até agosto. As montagens foram filmadas na lona do Circo Zanni, em março, sem público em função da pandemia e fazem parte do projeto aprovado no ProAC Expresso da Lei Aldir Blanc.
.
Confira comentário sobre Cachimônia abaixo:
Humor e sensualidade
Por Mariana Campos*

.
Com uma mistura de graça e sensualidade, o espetáculo Cachimônia faz parte da Mostra Virtual realizada pela cia Artinerant´s. Dirigida por Tato Villanueva e Lu Lopes, a peça protagonizada por Maíra Campos e Nié Pedro mostra as peripécias de um casal de acrobatas imersos num relacionamento intenso e cheio de reviravoltas.
Na cena inicial, a trilha sonora melancólica e a luz vermelha logo criam o clima para um jogo provocante, um duelo de acrobacias e danças utilizando elementos como cartas de baralho, taças de vinho, pés, mãos e cabeças em compasso, denotam a intimidade e sincronia do casal.
Em seguida, o jogo vai ficando ainda mais envolvente, e no maior estilo “a gata e o rato”, a dupla inicia uma perseguição, um jogo de facas tenso e sedutor. A cenografia muito criativa e original, usando um cubo roxo neon com cortinas pretas sob uma luz totalmente escura, contribui para manter a curiosidade e atenção dos espectadores.
.

.
A beleza e tensão continuam nas cenas de equilíbrio sob garrafas e cadeiras e salto alto, para enfim, dar lugar à uma das cenas mais intensas do espetáculo: um jogo de cena dramático onde a mulher usa todo seu poder de sedução para atraí-lo, enquanto ele simplesmente a ignora, ela continua insistindo e se arrastando a seus pés e ele a atira pra longe, com frieza, numa demonstração da incerteza e instabilidade que muitas vezes domina os relacionamentos.
Porém num ímpeto de paixão, eles se reconciliam e encerram com um número gracioso de dança e acrobacias em dupla, traduzindo a esperança e a beleza dos recomeços. Merece destaque a trilha sonora, pensada por Fê Stock e Lu Lopes, cuidadosamente inserida nas cenas como um adendo às emoções interpretadas pelo casal, muitas vezes acabava por dar o tom das situações representadas e dialogar com o público, tanto quanto a performance dos artistas.
Cachimônia é o terceiro espetáculo da Artinerant´s que une circo, dança e interpretação, e estão sendo apresentados pela companhia Artinerant´s na Mostra que começou em maio e finaliza em agosto, sempre às sextas-feiras de cada mês, às 20h, pelo Youtube.
Delicadeza e emoção o tema em comum às três apresentações: as relações pessoais, inseridas no contexto do isolamento imposto pela pandemia.”
Mariana Campos é jornalista.
.

.
Cachimônia
Ficha técnica
Criação: Artinerant’s
Direção: Lu Lopes e Tato Villanueva
Elenco: Nié Pedro e Maíra Campos
Figurino e cenografia: Artinerant’s
Adereços: Cris Decot
Direção de arte: Joana Lira
Arranjos musicais: Renato Faria
Coreografia: Marcelo Vasquez
Desenho de luz: Dodô Giovanetti
Cenotécnica e contrarregragem: Edimar Santos
Trilha Sonora: Fê Stok e Lu Lopes
Design gráfico: Agatha Campos
Fotografia: Paulo Barbuto
Filmagem: André Marques Albuquerque
Produção e idealização de projeto: Eu.Circ (Marina Ferreira)