Skip to main content

 

“Seu Rogê” deseja “vida longa para o curta”. Brincadeira de palhaço que quer que o filme de 11 minutos ganhe mais 79 minutos e se  transforme em um longa metragem. 

Agatha Campos*

 

Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, do Circo Nerino, prestigia do alto de seus 90 anos o lançamento do curta metragem “A Música do Circo Nerino”, de Cecília Lucchesi,  no Centro de Memória do Circo, em 12/8. Ele rouba a cena com seu carisma e traz a tiracolo sua filha Ronita Avanzi.

 

Cena do curta metragem “A Música do Circo Nerino”

 

O curta documenta a pesquisa, gravações e show de lançamento do CD “A Música do Circo”, de Roger Avanzi, Otávio Ortega (músico) e de Verônica Tamaoki (diretora do Centro de Memória do Circo).  Esse CD reúne canções do repertório do circo durante cinco décadas, de 1913 a 1964.

O curta metragem consegue captar a emoção e traduzir em imagens de 11 minutos a riqueza da história musical do Circo Nerino.

 

O ator Marcos Frota e o Palhaço Xuxu / Foto Agatha Campos

 

O evento de lançamento do curta metragem reúne circenses como o ator Marcos Frota e o palhaço Xuxu, um dos companheiros de picadeiro do Palhaço Picolino.  Durante o lançamento, Verônica Tamaoki destaca que o Centro de Memória, o livro “Circo Nerino” e o CD “A Música do Circo Nerino” estão ancorados na memória e no relato do grande artista circense, Roger Avanzi, o seu Rogê.

Após sua fala, Verônica é aplaudida e cumprimentada também por seu aniversário. A cineasta Cecília Lucchesi agradece a presença de todos e brinca dizendo: “o curta tem 11 minutos, fiquem até o final.”

 

Cecília Lucchesi e Verônica Tamaoki / Foto Agatna Campos

 

De microfone em punho, seu Rogê agradece a homenagem que está sendo feita a ele e ao Circo Avanzi e deseja que o curta, que é muito bem feito, tenha vida longa. Brincadeira do palhaço Picolino que quer que o filme de 11 minutos ganhe mais 79 minutos e se transforme em um filme de 1 hora e meia. 

 

Roger Avanzi e sua filha Ronita Avanzi / Foto Agatha Campos

 

Ao término do curta,  aplausos e mais aplausos, o Palhaço Xuxu, agradece à Verônica Tamaoki pelo “lindo projeto que ela toca” e por homenagear ‘seu Rogê’”.

Cantores que participaram como coro no CD “Circo Nerino”, relatam que gostaram muito de participar do projeto e de fazer parte dessa história de um dos mais importantes circos do país.  No final, cantam trechos de músicas do CD junto Verônica Tamaoki.

 

Verônica Tamaoki e o coro das canções do Circo Nerino / Foto Agatha Campos

 

O curta metragem, que documenta a pesquisa, gravações e show de lançamento do CD “Circo Nerino” de Roger Avanzi, Otávio Ortega e Verônica Tamaoki, foi financiado em parte pelo Prêmio Funarte/Petrobras Carequinha Estímulo ao Circo 2011 e em outra parte pelo site Catarse, um site de financiamento coletivo.

 

*Agatha Campos é estudante de Publicidade e Marketing e seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), esse ano, é sobre o Centro de Memória do Circo

Colaborou Bell Bacampos

 

Clique aqui para ler a reportagem que o Panis e Circus fez sobre o lançamento CD.

 Postagem: Alyne Albuquerque

One Comment

Leave a Reply