Skip to main content

 

 

Encontros acontecem às segundas-feiras no Centro de Memória do Circo

Fernanda Araujo, especial para Panis & Circus

A primeira edição de “Encontros de Estudos da Palhaçaria (EEP)” de 20016 foi realizada em 16/1, durante bate-papo com o ator e palhaço Fernando Sampaio, no Centro de Memória do Circo (CMC). O encontro ocorre todas às segundas-feiras, das 14h às 17h, no Centro de Memória do Circo.

Pedro Fontana, um dos coordenadores do EEP, fez questão de esclarecer que, apesar da organização do grupo, o encontro pertence a todos os interessados no tema, e não tem patrocínio, nem fins lucrativos.

E explica que a cada edição é apresentada uma proposta diferente: “Em uma edição há apresentação de números com roda de conversa sobre as cenas; na outra, compartilhamento de materiais. Algumas pessoas querem apresentar seus trabalhos, mas gostariam de sugestões para amadurecer uma cena ou outra. O lugar é aqui. Juntos compartilhamos nossas experiências”.

Por sua vez, Camila Scatena, uma das organizadoras do evento, destaca que “o EEP nasceu em 26 de maio de 2014, a partir de uma necessidade e paixão pela linguagem da menor máscara do mundo: o nariz vermelho”.

Camila se apaixonou pelo circo durante o mestrado, época em que conheceu alguns palhaços que trabalhavam em hospitais. Suas visitas ao EEP ficaram tão frequentes que ela foi convidada para ajudar na organização dos eventos, e contou ao Panis & Circus a história do Encontros:

“O EEP têm como objetivos proporcionar uma troca de ideias e informações sobre o universo clownesco. O projeto é aberto, acrescenta, para pesquisadores, aprendizes, profissionais e/ou interessados pelo estudo do palhaço e seu universo em geral, de forma que os participantes compartilhem entre si as ideias, experiências, números, cenas e outros tipos de materiais que dialoguem com esta figura cômica. Para isso contamos também com a presença de convidados especializados, no tema da figura do nariz vermelho, para compartilhar experiências e ampliar os bate-papos com suas pesquisas e vivencias.

Cerca de 350 pessoas já participaram do estudo. E 40 números foram apresentados. Quase sempre a pessoa apresenta um número que está trabalhando e, na Roda de Conversa, que acontece após os bate-papos, modifica ou não. Gabriela Winter apresentou ‘Catadora de Ilusões’.  A Cia. dos Tortos exibiu ‘Quem não tem Lona Pede Carona’. E todos estão rodando por aí.

A programação do E.E.P é fechada semanalmente. O ideal é ficar atento ao facebook (www.facebook.com/encontrosclownescos), onde sempre tem informações atualizadas”.

 

Serviço
Encontro de Estudos da Palhaçaria – E.E.P. 
Centro de Memória do Circo. Galeria Olido.  
Av. São João, 473, Centro, São Paulo/SP
Toda segunda-feira, das 14h às 17h. Grátis. 
www.facebook.com/encontrosclownescos

 

 

Postagem – Alyne Albuquerque

Leave a Reply