Pular para conteúdo principal

Crianças se encantam ao ouvir todos os dias a mesma aventura

Muitas crianças ficam zangadas quando os pais mandam esses filhos para o quarto, na hora de dormir, principalmente se não lhes contam as histórias preferidas. Com o filhote Cedric não seria diferente. O bebê dragão ficou tão furioso que queimou a coleção de histórias e versinhos que ele mais amava. Que noite de pesadelo!

Resultado: a gente vai às livrarias e encontra o livro “Outra Vez!” furado de verdade e com as marcas do fogo que Cedric soltou pelas ventas porque a mãe dele disse algo do tipo: “Agora chega. Vá dormir e ponto!”.

Ainda bem que tudo isso foi um sonho de Cedric, com exceção do livro, que vem queimado mesmo, por peraltice da autora e ilustradora Emily Gravett. Esperto modo de conquistar as crianças para a leitura.

Por isso o livro “Outra Vez!” é tão bom. Há ainda outras razões para conquistar os leitores: mamãe dragão conta a história de um herói de sua espécie imaginária. Ela sempre repete a história todas as noites. O herói é xará de Cedric. O valentão Cedric da narrativa que a mãe conta atormenta os bondosos trolls das florestas encantadas e rapta princesas para devorá-las e ainda conta vantagem com versos divertidos: “Fritas ou cozidas (ou té meio cruas, se demoram para assar)”.

Os versos se repetem interpolando novas rimas no meio da história em prosa. No dia seguinte, o herói Cedric pede desculpas aos trolls e divide a sobremesa com os duendes e, depois, dá beijoquinhas nas princesas, “de barriga quentinha”.

Moral da história: O livro “Outra Vez!” traz todos os símbolos dos contos de fada clássicos e brinca com eles mudando sua posição no quebra-cabeça do humano imaginário, explorando os recursos da metalinguagem. Isso nunca sai de moda.

Serviço

Livro: “Outra Vez!”. Autora e ilustradora: Emily Gravett. Tradução: Lenice Bueno. 28 páginas. Da editora Salamandra (2012). Indicação: leitura compartilhada com crianças a partir de dois anos. Preço: R$ 27,90.

Deixe um comentários