.

.
Ivy Fernandes, de Roma
O Festival de Mirabilia de inverno, o IllumiNatale 2021, cria um clima mágico no norte da Itália, especialmente na cidade de Cuneo, próxima de Turim. Desde dezembro e até 6 de janeiro o público pode apreciar shows que misturam música, fantásticos números de circo contemporâneo e apresentações de teatro de rua. Os eventos são gratuitos.
.

.
De acordo com diretor de Mirabilia, Fabrizio Gavosto, o festival é resultado de um enorme e intenso trabalho. “Valeu a pena. O IllumiNatale representa uma nova fórmula nascida da relação do festival com a administração da cidade.”
Segundo Gavosto, ele é o resultado de mudanças que começaram há dez anos, como a renovação do centro histórico de Cuneo. “Quando, em 2019, se falou em trazer o Festival de Mirabilia para o centro da cidade, muitos esperavam algo extraordinário. Mas aí veio a covid e parou tudo. Agora, em apenas dois meses, usamos nossa experiência e concretizamos um projeto inovador e original que pensamos incluir no calendário dos próximos anos.”
.


.
As apresentações das companhias francesa, Transe Express, e das italianas Lineadaria e Eventi Verticali é resultado da proposta de se criar uma abordagem divertida para o Natal. Segundo o prefeito de Cuneo e presidente da associação do comitê Cuneo Illuminata, Federico Borgna, “o evento concretiza a ideia de se criar uma grande reunião social oferecendo ao público momentos de alegria em um ano tão difícil”.
.

.
Os destaques
A companhia Transe Express encantou o público com Les Maudits Sonnants, um grandioso espetáculo musical acrobático com ações desenvolvidas no ar. A ação gira em torno de uma gigantesca flor mecânica que se eleva a até 50 metros de altura, se abre e se transforma em uma enorme caixa de música aérea com músicos pendurados e atores acrobáticos se apresentando no ar e no palco. Ao todo, participam 17 artistas. Os criadores do grupo, Giles Rhode e Brigitte Burdin, estão entre aqueles que inventaram o circo contemporâneo com Pierrot Bidon e a empresa Archaos.
Já a companhia de dança vertical Lineadaria realizou o espetáculo de natação aérea sincronizada Dream Swimming na fachada do edifício da província. A apresentação também foi muito elogiada pelo público.
Outro show muito interessante foi também da Transe Express, ” Tambours et Poupees Geants” apresentado no dia 31, e que mostra ‘cantores’ de ópera gigantes, de 6 metros de altura e 5 metros de largura, secundados por 12 atores e percussionistas. Eles anunciaram o show dançando nas ruas do centro de Cuneo. O evento mistura água e ‘fogo’. Jatos de água chegam a 40 metros de altura e imagens e jogos a laser produzem fortes emoções para um início de ano inesquecível. A festa depois termina na Piazza Foro Boario com o show do Borderline RockHits.
No fechamento do festival, no dia 6, Dia de Reis, feriado nacional na Itália, a companhia de dança acrobática Venti Verticali vai encenar em uma grande praça de Cuneo, em um palco a 50 metros do chão, um espetáculo aéreo protagonizado por 5 dançarinos e trapezistas. “Esperamos que as primeiras luzes de 2022 tragam de volta festa e alegria para todos”, conclui Fabrizio Gavosto, já pensando no seu próximo Festival de Mirabilia 22.
.
.
Legenda foto de capa – Praça Central de Cuneo, na Itália: palco do Festival de Fim de Ano do Festival de Mirabilia