Skip to main content

Os acrobatas Erika Mesquita e Atawallpa Coello mostram sua arte no espetáculo “Tome sua Poltrona” 

 

KulturUfer 2012 – de 27 de julho a 5 de agosto de 2012

 

A companhia brasileira Circo Rebote, formada pelos acrobatas Atawallpa Coello (peruano) e Erika Mesquita (brasileira), apresenta-se nos dias 3 e 5 de agosto, com o espetáculo “Tome sua Poltrona”, no KulturUfer 2012, na cidade Friedrichshafen, no sul da Alemanha (a 200 km de Munique).   

De 27 de junho a 5 de agosto, durante dez dias do verão europeu, das 12h00 (meio-dia) às 23h00, acontece o KulturUfer – que quer dizer “Cultura na Margem”. O nome explica-se porque Friedrichshafen é uma cidade portuária que fica às margens do Lago de Constança (em alemão, Bodensee), atravessado pelo rio Reno e situado na fronteira da Alemanha com a Áustria e a Suíça.    

 

Zeppelin em Friedrichshafen

Friedrichshafen, cidade alemã que promove o KulturUfer 2012

 

Lá, durante esse festival de cultura, são apresentados em tendas e na rua números de circo, teatro, música, dança, palhaçadas, acrobacias e shows de fogos de artifício.

KulturUfer quer mostrar que a arte é para todos: crianças, adolescentes, adultos, fãs de teatro, de música, do circo, de performances de rua, enfim, todos aqueles que se encantam em ver a cidade se transformar em um grande palco.   

“O festival de arte de rua no verão foi uma das atrações mais marcantes da minha vida na Alemanha. Eu estudava em Friburgo e a cada trecho da cidade havia uma atração gratuita de teatro, dança, circo e música, e todas de muita qualidade. São dez dias de festa.” Disse Ana Cristina Benozatti, gestora do Cel-Lep (Centro de Línguas) em São Bernardo (SP).    

O cartaz do KulturUfer mostra um Zeppelin escalado por artistas. É que a construção do primeiro Zeppelin começou em 1899 no Lago Constança em Friedrichshafen. Ele foi montado em uma plataforma flutuante.  Desde 1993, o Zeppelin voltou a ser construído em uma nova versão e oferece passeios pela cidade.    

O festival recebe cerca de 80 mil visitantes a cada ano e tem artistas convidados e também artistas que se inscrevem por conta própria e como pagamento recebem o que coletam quando o “chapéu for passado”.

Cia. Circo Rebote

Em 2004, surgiu a cia. Circo Rebote, formada pelo acrobata peruano Atawallpa Coello e a acrobata brasileira Erika Mesquita. Com a proposta de pesquisar linguagens artísticas com foco na comicidade, equilibrismo e acrobacias, montaram os espetáculos “Tome sua Poltrona” e “Columpio”. Em “Tome sua Poltrona” os números circenses são apresentados com música ao vivo.

A cia. Circo Rebote participa de mostras e festivais de renome nacionais e internacionais e apresenta espetáculos de palhaço nas praças e teatros do Brasil, Peru e da Europa. Em 2012, recebem patrocínio da Funarte – Ministério da Cultura – para realizar uma pesquisa de número aéreo em corda em balanço. 

 

Atawallpa Coello e Erika Mesquita no espetáculo "Tome sua Poltrona" fotos: Philipe Nagoh

Atawallpa Coello e Erika Mesquita

 

 

 

 [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2cTW5s-zvIY&feature=youtu.be[/youtube]

 

 

Em agosto, o Circo Rebote vai para o Festival de Artistas de Rua em Vevey, Suíça

Após o a apresentação no festival da Alemanha, a cia. Rebote parte para a Suíça, onde participa do festival de artistas de rua na cidade de Vevey (a 85 km da capital, Berna) na costa norte do Lago de Genebra.

De 23 a 25 de agosto, o festival de arte em Vevey reúne malabaristas, mímicos, atores, acrobatas, cuspidores de fogo, palhaços. Esse festival acontece em duas etapas: competição na sexta-feira e sábado para shows de 45 a 60 minutos.

Na noite de sábado, um júri concede os prêmios “Gold Pavé”, de 1.000 francos suíços,  “Almofada Prata”,  de 800 francos suíços, e um “Pedaço de Bronze”, de  500 francos suíços para as melhores apresentações.

O público também vota e dá o “Prêmio do Público”, de 500 francos suíços, para o melhor número. 

20º Festival de Artistas de Rua, em Vevey, na Suíça

One Comment

Leave a Reply