O Mundo do Circo (MC) abriu os portões na terça-feira 20/12/2022. Localizado no Parque da Juventude, o ambiente é a primeira estrutura fixa circense da cidade de São Paulo. Com um espaço de mais de 10.000 m2, o Mundo do Circo é constituído por três lonas – a Grande Lona, a Lona Multiuso, a Lona para exposições, um Picadeiro a céu aberto e uma Vila dos Artistas – que irão receber além dos espetáculos, workshops e oficinas.
João Nakamura, especial para Panis & Circus
A cerimônia de inauguração foi marcada pela emoção do público e dos artistas. A abertura ocorre no ano em que o Massacre do Carandiru, chacina cometida pela polícia que deixou 111 mortos após uma rebelião de prisioneiros, completa 15 anos. Em um cortejo em solenidade à memória das vítimas do massacre, três representantes de distintas religiões falaram sobre o amor e alegria que tomarão o espaço da dor.
“Um lugar que já foi de muita dor, hoje se torna um ambiente de alegria, uma alegria que só o ser humano pode produzir”, afirmou o candomblecista Vitor da Trindade no seu discurso durante o cortejo. Vitor relembra que a última vez que esteve ali naquele ambiente foi em uma experiência antes do massacre, quando entrou para jogar capoeira com os detentos. “A cada porta que passava tinha uma sensação horrível”. Para Vitor, toda a dor que um dia já esteve naquele ambiente pode ser curada pela arte: “o circo vai curar esse pedaço”. Além de Vitor, estiveram presentes o pastor Alex Souza, do ministério Maanaim, e o Padre Beto, da Basílica de Santana. Os dois destacaram a esperança e o amor que o circo reacende no local.
Durante o dia, quem recebia os visitantes com sorrisos e brincadeiras eram os palhaços do Circo Patellino e do Circo Show. De longe, se vê as cores vibrantes do figurino de Camila, a palhaça Arco-íris. Para a artista, “a energia do circo pode revitalizar o clima daqui”. Além disso, ela se orgulha de fazer parte de um momento tão importante para arte circense onde o acesso à arte e ao lazer podem ser democratizados.
Para Mateus, o palhaço Rabiola, a conquista do espaço também é importante para se aproximar do público: “é legal, como palhaço, poder trazer alegria para as crianças em um mundo tão caótico, essa alegria é o melhor remédio”. O Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Sérgio Sá Leitão, comenta que a reivindicação do espaço é uma demanda de décadas da categoria circense, que enfim foi sanada.
Com a conquista desse ambiente, o Secretário visualiza um ambiente multicultural que ressignifica o que um dia foi a penitenciária e revitaliza o parque. “Agora é um espaço de felicidade”, diz Sá Leitão. Junto da ETEC de Artes e da biblioteca do parque, o Mundo do Circo é um local “onde o público poderá se encantar e se emocionar com tudo que diz respeito ao circo”, segundo o secretário.
Até o dia 30, estão programados espetáculos e exposições gratuitas para o público conhecer o ambiente nessas semanas de inauguração. A Secretaria ainda planeja realizar workshops e oficinas que permitam que as pessoas conheçam a fundo e pratiquem a arte circense.”
Serviço
- Evento: O Mundo do Circo
- Local: Parque da Juventude / Dom Evaristo Arns
- Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630 (esquina com Av. Gen. Ataliba Leonel )
- Bairro: Carandiru/Santana
- Período/O Mundo do Circo: 20 a 23/12 e 27 a 30/12/2022
- Ingresso: gratuito
- Transporte/Metrô: Linha 1-Azul / Estação Carandiru
- Transporte/Ônibus: próximo Terminal de Santana
- Linhas de ônibus: 042, 107T-10, 179X-10, 2032-10, 2033-10, 271A-10, 271A-51, 271M-10, 337, 500 e 566
- Estacionamento: Parque da Juventude/ao lado Prédio Etec-Av.Cruzeiro do Sul
- Programação: disponível no site https://mundodocircosp.com.br/
Legenda Foto de Capa – Sérgio de Sá Leitão, secretário de Cultura do Estado de São Paulo -Fotos João Nakamura