.

.
Da Redação
Artinerant´s, cia. formada pelos artistas Maíra Campos e Nié Pedro, integrantes do Circo Zanni, apresenta nesta sexta-feira 25/6, o espetáculo Balbúrdia, às 20 horas, no Youtube. Gratuito.
Em Balbúrdia, por meio da arte circense aparecem no palco-picadeiro as relações de um casal que inventa e reinventa suas narrativas. Para ver Balbúrdia no Youtube acesse: https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg)
.
.

.
Confira o que falam de Balbúrdia
Comédia e conflitos na acrobacia da convivência
Por Mariana Campos*
O espetáculo “Balbúrdia” da cia Artinerant´s apresentado na última sexta, 04/06 no canal do grupo mostra como a comédia, o drama estão sempre presentes nos equilíbrios e desequilíbrios da vida de um casal confinado. Balbúrdia faz parte da trilogia da Artinerant´s que incluem Vizinhos e Cachimônia, todos dirigidos por Lu Lopes, e fazem parte da Mostra de Repertório da companhia.
Estrelado pelos acrobatas Maíra Campos e Nié Pedro, os artistas demonstraram uma grande sintonia e confiança entre si nos números de equilíbrio em dupla, e também seguraram muito bem os momentos individuais, com delicadeza, graça e até certo drama ao encenar os conflitos de comunicação de um casal sob o mesmo teto, ou, nesse caso, sob a mesma lona.
A comunicação, aliás, é o ponto chave da peça. Em muitos momentos, a dupla conseguia transmitir a inconstância da vida a dois de uma forma leve e direta, tanto por meio da expressão corporal, como pelos recursos utilizados em cena, como no momento em que o marido leva a esposa à loucura uma esmerilhadeira muito barulhenta, e outro em que ela perturba a sua tentativa de equilibrar placas de madeira, remetendo aos desafios de se respeitar o espaço do outro.
Ora introspectivo, ora cômico, o espetáculo evoca o caos e a balbúrdia existentes em todas as relações, e também as dificuldades em estabelecer limites na convivência. Por outro lado também revela que o cuidado, carinho e cumplicidade são essenciais para manter a harmonia.
O vai e vem de situações conflituosas, afetivas e embaraçosas culminam numa belíssima cena de dança – um bolero que resume toda a intensidade retratada ao longo das cenas. Além disso, a iluminação impecável e uma trilha sonora que mistura música erudita, chorinhos e um música contemporânea contribuíram para dar um tom casual e divertido ao espetáculo.
*Mariana Campos é jornalista
.

.
Balbúrdia
50 minutos
Classificação etária
livre
Ficha técnica
Direção: Lu Lopes
Elenco: Nié Pedro e Maíra Campos
Cenografia: Cris Decot
Figurino: Artinerant’s
Desenho de luz: Paulo Souza
Cenotécnica e contrarregragem: Edimar Santos
Trilha Sonora: Artinerant’s e Lu Lopes
Produção: Eu.Circ (Marina Ferreira)
FOTO DE CAPA – PAULO BARBUTO