Pular para conteúdo principal

O arroz-doce, tradicional de Portugal, é uma sobremesa preparada com arroz, leite, açúcar e canela e pode ser perfumada com casca de limão ou laranja. Entre as famílias ricas de Portugal, era um doce obrigatório em dias de festa. Daí a expressão “arroz de festa” para aquela pessoa que não falta a evento nenhum. 

A herança do arroz-doce remota aos mouros que habitaram o território português antes da independência portuguesa a partir do século 12.

Ingredientes simples e fáceis de achar criaram a receita.

Um detalhe importante do acabamento em todas as receitas é o polvilhar, ou enfeitar com canela em pó, atividade que revela verdadeiros artistas do desenho.

1º  parte da receita:

Ingredientes:

1 xícara de arroz

½ litro de água

canela em pau a gosto

Modo de preparo:

Cozinhar os três ingredientes em panela de pressão por aproximadamente 10 minutos para que o arroz fique bem cozido e com aparência de cremoso. Reserve.

2º parte:

1 xícara de açúcar

1 litro de leite

Arroz cozido da 1ª parte

 

Em uma panela de borda alta, coloque o açúcar para caramelizar, adicione então o leite e quando o caramelo estiver bem dissolvido junte o arroz que foi cozido na 1ª etapa. Experimente para ver se precisa de mais açúcar e deixe em fogo baixo, sempre mexendo, até que fique um creme bem espesso.

Sirva em um pirex ou porções individuais decorados com canela em pó e paus de canela.

Deixe um comentários