Pular para conteúdo principal

 

 

Luciana Gandelini, especial para o Panis & Circus

O espetáculo Na Trilha do Cinema apresentado na Sala São Paulo pelo projeto Tucca Aprendiz de Maestro fez o público vibrar com músicas que fazem parte de nossa memória afetiva, unindo teatro, ópera, dança e cinema. Enquanto a plateia era envolvida pelos acordes sonoros, os artistas mostravam a evolução da música no cinema.

A Trilha do Cinema reverencia músicas de verdadeiras lendas que marcaram profundamente a história cinematográfica como Henry Mancini, Charles Chaplin, Lalo Schifrin, Ennio Moricone, John Williams e Richard Rodgers.

 

Atores e bailarinos em Na Trilha do Cinema / Asa Campos

 

O espetáculo tem a direção musical do maestro João Maurício Galindo, que também faz um personagem na peça, e texto e direção de Paulo Rogério Lopes. O elenco é composto por Gustavo Haddad, Luciene Adami e é acompanhado pela Sinfonieta Tucca Fortíssima. Participam ainda Sheila Negro, Natan Badue e os bailarinos da Cia. Dans la Danse.
A peça começa com a marcha nupcial Mendelssohn, da trilha sonora de Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, e conta a história de Dona Baratinha, que acha uma moeda de ouro e diz que vai entregá-la a seu futuro marido.

 

Ratchcock (Gustavo Haddad) e Baratinha (Luciene Adami) / Asa Campos

 

A notícia se espalha. Surgem vários pretendentes. Mas dona Baratinha não se dá por satisfeita e permanece solteira. Até que surge o Rato Alfredo Ratchcock. Ele não quer casar, quer uma sociedade. Em troca da moeda, propõe transformar dona Baratinha em uma estrela de cinema e explica que, para isso, é preciso fazer uma trilha sonora para ela.

O maestro Galindo então intervém e conta ao público infantil que, no começo do cinema, era comum ter um pianista na sala de exibição do filme que executava ao vivo a trilha sonora. Conforme o tempo foi passando, diz o maestro, outros instrumentos musicais foram introduzidos e, “como não tinham como levar uma orquestra para dentro do cinema, começaram a ser feitas as primeiras gravações sonoras”.

 

Maestro Galindo conta a história da música no cinema / Asa Campos

 

Após a explicação, a orquestra do Tucca passa a executar trechos de trilhas sonoras, hora de alegria, hora de suspense, acompanhada por bailarinos. As músicas embalam os sonhos de dona Baratinha.

Entre as explicações do maestro e as peripécias de Dona Baratinha e do Rato Ratchcock, a orquestra virtuosamente executa trilhas de filmes como Titanic, Mágico de Oz, Pantera Cor de Rosa e James Bond. Embalados pelas mais famosas trilhas do cinema, adultos e crianças se divertem.
Dona Baratinha diz então que para virar estrela de cinema quer fazer quatro pedidos: “Quero dançar, quero cantar, quero brilhar e para casa voltar”, afirma.

 

Pantera Cor de Rosa, A mulher de Lata e o Espantalho / Asa Campos

 

Nesse momento, personagens de filmes como Pantera Cor de Rosa, O Espantalho e a Mulher Lata do Mágico de Oz se transformam. Ratchcock ganha um capacete que imita o de Darth Vader, mas com orelhas de rato e arranca risos da criançada. “Que a trilha esteja com a barata”, diz ele, dando o tom da trilha sonora de Guerra nas Estrelas, executada pela orquestra.

 

Maestro João Galindo e o personagem de Guerra nas Estrelas / Asa Campos

 

Após duelo simbólico de Ratchcock com Dona Baratinha, ela decide voltar para casa. Após vagar pelo público acompanhada por um nuvem de borboletas luminosas, Baratinha reencontra seu parceiro e se decide pela sociedade. Entrega a moeda de ouro para que seja produzido um filme em que ela será a estrela principal.

 

Ratchcock vira Darth Vader, de Guerra nas Estrelas / Asa Campos

 

O espetáculo uniu diversos recursos artísticos para levar diversão aos pequenos e incentivar o gosto pela música clássica. Também proporcionou aos adultos uma verdadeira viagem no tempo, relembrando grandes clássicos do cinema e suas trilhas sonoras eternizadas.

O Panis & Circus acompanhou o espetáculo apresentado em 5 de maio e entrevistou Eugênia Marolla, 42 anos, advogada, que levou seus filhos Eduardo (6) e Letícia (4) para assistir ao espetáculo: “Bárbaro! Amo este projeto que, além de trazer belas montagens, ser educativo, também ajuda pessoas.”

Elenice Belmonte Rodrigues de Castro, 67 anos, pedagoga se disse encantada com o que viu: “Muito profissional, maravilhoso. Foi muito gostoso escutar as trilhas sonoras do cinema. Acho importantíssimo despertar o gosto pela música e pelo cinema nas crianças.”

 

Ratchcock filma cena de Na Trilha da Música / Asa Campos

 

“Na Trilha do Cinema” trouxe trechos de tema das obras cinematográficas:

Luzes da Ribalda – Charlie Chaplin
A Noviça Rebelde – Richard Roger/Oscar Hammerstein II
Over the Rainbow, do filme O Mágico de Oz – Harold Arlen/Yip Harburg
Pantera Cor de Rosa – Henry Mancini
Jornada nas Estrelas – Lalo Schifrin
Cinema Paradiso – Ennio Morricone

Deixe um comentários