Vídeo de apresentação do Festival de Mirabilia 2022
Ivy Fernandes, de Roma
A 16.ª edição do tradicional festival Mirabilia International Circus & Performing Arts, realizada na cidade de Cuneo, na Itália, vai ter como tema, em 2022, “Animais Estranhos do Espaço Exterior”. Durante o evento, o público poderá apreciar apresentações de grandes companhias europeias.
Organizado pela Associação IdeAgorà, com direção artística de Fabrizio Gavosto, o público poderá apreciar shows de circo, música, dança e teatro. Serão 160 apresentações de 35 companhias provenientes da Itália, França e Espanha, entre outros, com artistas de 26 países. De acordo com o diretor, serão oferecidos programas para todos os públicos, alguns dos quais gratuitos, começando de manhã e indo até altas horas da noite. O festival começa oficialmente no dia 31 de agosto e vai até 4 de setembro. Mas o “esquenta’ começa mais cedo com apresentações de diversos grupos pelas ruas das cidades de Alba, Vernante e Busca.
Nesta edição, o público poderá ver as ousadas acrobacias do grupo Eventi Verticali, o grande show da Companhia Akoreacro, a enorme baleia do Teatro dei Venti, as estranhas figuras do Cirk Vost e muitas outras performances que prometem ser espetaculares.
No dia 31, na abertura oficial, a companhia francesa Transe Express vai mostrar Poupées Géantes et Tambours, um extraordinário espetáculo que transformará as ruas da cidade de Cuneo em um enorme palco de ópera itinerante no dia 31 de agosto.
Gavosto relembra com orgulho que o festival não foi suspenso nem mesmo durante o pior do enfrentamento da pandemia de Covid. “Mantivemos o festival nos últimos dois anos, mas numa versão reduzida. Agora retornamos com uma máxima edição que se concentra no homem, por meio de sua relação com a natureza”, afirma.
O circo volta a Cuneo
Grandes companhias circenses devem levantar o público logo nos primeiros momentos do festival.
O histórico grupo francês Transe Express vai mostrar Poupées Géantes et Tambours.
A companhia espanhola Nueveuno Circo, excelência no campo do malabarismo, vai encenar Sinergia 3.0, um espetáculo complexo e incrível que encanta graças à precisão absoluta dos artistas em cena, uma das “jóias imperdíveis”.
O CirkVost, um ícone do circo francês cujo repertório inclui tanto grandes espetáculos de trapézio voador quanto shows mais íntimos e baseados em pesquisa, vai apresentar o A-Tripik, um show de palhaços, acrobatas e polifonia vocal. Dedicado ao público adulto, ele propõe uma reflexão sobre o poder do dinheiro, da amizade e da sedução, em uma jornada que é ao mesmo tempo íntima e poderosa.
O Teatro dei Venti vai levar o espetáculo Moby Dick (Prêmio UBU, Prêmio Rede da Crítica), uma grande produção teatral urbana, que já representou a Itália no mundo. Trata-se de um show-evento, que mostra o navio do capitão Ahab e sua obsessão pela baleia branca. Ele conta com uma grande máquina teatral e um grande número de artistas, incluindo atores, músicos, acrobatas e técnicos.
Moby Dick é, em sua versão mais completa, também um espetáculo participativo. Ele vai contar com crianças e adultos da região de Cuneo que participaram do projeto e estarão no palco no dia 3 de setembro juntamente com os atores do Teatro dei Venti.
Em seguida, a Akoreacro, uma importante e histórica empresa francesa “inventora” do retorno a um circo mais puro, com grandes produções, vai apresentar, em estreia nacional, o Arrêt d’Urgence nos dias 3 e 4 de setembro. Trata-se de um show de alta acrobacia, uma mistura esmagadora de habilidade técnica e energia que deixa uma pessoa sem fôlego em um palco totalmente inesperado.
A Fabbrica C apresentará o Parade 78, um espaço de arte experimental em constante movimento onde tudo acontece e pode acontecer: performances, jogos, visuais, djset, ao vivo, shows.
Também da Itália, o Teatro del Sottosuolo, com Paidia, mostrará um espetáculo em que o risco está no centro de toda a dramaturgia, uma construção ainda em construção mas já no nível dos melhores espetáculos de circo-teatro explorando os limites da linguagem circense.
Ainda entre os vários grupos e profissionais presentes no festival estão os três mímicos da The Tree Dots Company com a Most Imbecilic Mime Ensemble Show. As companhias Neshikot, Evan Coswel e Circo Bipolar. Mike Rollins, Gecko Tarantasca, Eventi Verticali, Neshikot, il Melarancio são outros grupos de renome esperados no festival.
Circo contemporâneo dá as caras
O lendário Midnight Shows retorna a Mirabilia com um programa especial que, perto da meia-noite, oferecerá uma seleção de novas propostas de grande valor ao lado de alguns dos melhores espetáculos de companhias estabelecidas, e contará com Cecilia Rosso, Di Rocco Rosati, Stalker Teatro, Teatro del Sottosuolo
O Mirabilia Kids vai apresentar para o público infantil, todas as manhãs, na Piazza dela Rossa, o Microcirco – Il paese dei Balocchi.
Premiado grupo EgriBiancoDanza e seu projeto
A Compagnia EgriBiancoDanza vai defender a arte da dança em Mirabilia. O grupo vai mostrar seu novo projeto EartHeart, vencedor do concurso da Fondazione Compagnia di San Paolo “Artwaves” de 2022. Também no programa está Abbondanza Bertoni com a estréia regional do Doppelganger (Prêmio UBU 2021), um trabalho que investiga a dupla, dualidade como diferença, o oposto que dá origem ao mistério.
E novamente para a Casa das Raízes projetam as estréias de Tommaso Monza com o Dreaming Costa Rica e com o Green Street Show.
Midnight Show para o belo e emocionante espetáculo Entanglement, com Di Rocco e Rosati, um trabalho sobre o laço imperceptível e infinito entre os seres humanos que deixa um traço indissolúvel no tempo e no espaço.
A banda Zastava Orkestar, com seu Zastava On Fire Tour 2022, vai animar as ruas da cidade com um repertório da Tradição Popular Balcânica, Balkan Dance, em uma celebração coletiva em que todos serão convidados a participar
Panis & Circus é convidado para o Festival de Mirabilia 2022
No dia 2 de setembro, o festival deve receber jornalistas membros da INCAm (International Network of Circus Art Magazines) da França, Espanha, Grã-Bretanha, EUA, Dinamarca, Alemanha, Romênia, Brasil e Itália. Na oportunidade serão avaliados aspectos que envolvem imprensa e o mundo do circo. Uma dimensão em que os profissionais de imprensa são uma espécie de contadores de história.
Entre os convidados estão: Cyrille Roussial (Jonglages, FR), Ruby Burgess (The Circus Diaries, UK), Vicente Llorca (Zirkolika, ES). Stacy Clark (Circus Talk, EUA), Lina B. Frank (CircuSyd, DK), Tim Behren e Valentina Barone (Voices Magazine, DE), Florentina Bratfanof (Scena.ro, RO), Elisabel Benozatti (Panis&Circus, Br), Laura Bevione (IT), Walter Porcedda (IT), Simone Pacini (fattiditeatro, IT), Enrico Pastore (IT), Raffaele De Ritis (IT), Francesco Sgrò (IT), Riccardo Massidda (IT). O encotnro será moderada por Adolfo Rossomando (Juggling Magazine, IT) e Silvia Mei (Culture Teatrali – Universidade de Foggia)
A idéia é reunir as experiências editoriais de algumas das revistas mais relevantes do setor, principalmente focadas no Circo Contemporâneo, com artistas, diretores e críticos de teatro italianos para lançar juntos um olhar sobre o presente e o futuro da imprensa circense.
Legenda Foto de Capa – Show de rua com as Bonecas Gigantes