
.
Da Redação
O espetáculo Cachimônia, que será apresentado nesta sexta-feira, dia 21, às 20 horas, no Youtube, por Maíra Campos e Nié Pedro, do Artinerant’s e Zanni, mistura circo, música, humor e artes plásticas, num teatro físico, para contar a história de um casal que vive no campo e participa de uma jornada de embriaguez dos sentidos. Para ver o espetáculo, às 20h, na sexta, acesse o canal Yoube da cia. Artinerant´s https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg
A arte circense é utilizada para criar situações insólitas, que carregam truques, magia, acrobacia e equilibrismo.
Cachimônia é um termo com conexão com outro: cachola. Popular referência ao sofisticado intelecto ou à cabeça.
.

.

.
Cachimônia, título do espetáculo, tem duplo sentido: pode significar a paciência e o equilíbrio, no caso, a do casal ao enfrentar o cotidiano com seus altos e baixos ou a coragem deles em virar esse cotidiano de ponta-cabeça com saltos acrobáticos e notas musicais.
Durante o espetáculo, será possível ver personagem interpretada por Maíra Campos usando máscara de cabra, le o de Nié Pedro de salto alto com lantejoulas em meio a mãos, braços e cabeças de manequim.
Blue do Riso e Risco resume as peripécias do casal em sua casa de campo e seu ‘papo-cabeça’.
.
Processo da criação

.

.
O processo de criação do espetáculo Cachimônia levou Maíra e Nié Pedro ao Uruguai em janeiro de 2019. A ida a La Paloma, no país vizinho, onde fizeram residência artística no Circo La Paloma, foi em um motor home. Ali trabalharam a criação e a direção do espetáculo com Tato Villanueva – ator, palhaço, professor e diretor argentino reconhecido por sua excelência na arte de atuar e ensinar a arte circense. Cachimônia contou também com a direção de Lu Lopes, a palhaça Rubra. Ela dirigiu os dois primeiros espetáculos da trilogia do grupo Artinerant’s: Vizinhos e Balbúrdia.
Serviço
Espetáculo: Cachimônia
Apresentação: Dia 21, às 20 horas
Local: Youtube:
Endereço: https://www.youtube.com/channel/UCyg_cfCbDO0eFDdehmitMtg
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
.

.
Ficha técnica
Criação: Artinerant’s
Direção: Lu Lopes e Tato Villanueva
Elenco: Nié Pedro e Maíra Campos
Figurino e cenografia: Artinerant’s
Adereços: Cris Decot
Direção de arte: Joana Lira
Arranjos musicais: Renato Faria
Coreografia: Marcelo Vasquez
Desenho de luz: Dodô Giovanetti
Cenotécnica e contrarregragem: Edimar Santos
Trilha Sonora: Fê Stok e Lu Lopes
Design gráfico: Agatha Campos
Fotografia: Paulo Barbuto
Filmagem: André Marques Albuquerque
Produção e idealização de projeto: Eu.Circ (Marina Ferreira)
.

,
Paixão pela arte circense
A trilogia Vizinhos, Balbúrdia e Cachimônia foi gravada em março, sem a presença de público por conta da pandemia, sob a lona do Circo Zanni, instalada no quilômetro 26 da Rodovia Raposo Tavares. Vizinhos pode ser visto em 14/5 e Balbúrdia em 15/5. O público deve ficar atento a um dos pontos altos da trilogia, a trilha sonora com Summertime, do popular e eterno Gershwin, e a Piel Canela, do Trio Los Panchos. Essa trilogia vai voltar a ser apresentada em junho, julho e agosto, em dias marcados, que serão divulgados previamente.
A formatação adotada para exibir esta Mostra do Repertório de Artinerant’s é resultado de adaptação de um projeto aprovado no ProAC Expresso da Lei Aldir Blanc, que iria realizar circulação documentada dos espetáculos em cidades do interior de São Paulo. Por causa pandemia, as apresentações presenciais foram suspensas. Foi então que o grupo optou por gravar os espetáculos para levá-los ao público por meio do YouTube.
.
Vizinhos: flerte com o surrealismo

.
Criada em 2013 por Maíra Campos e Daniel Pedro, artistas que trabalham juntos desde 2003 no Circo Zanni, Vizinhos é a primeira montagem do Artinerant’s. O espetáculo apresenta o cotidiano de um homem e uma mulher no qual objetos domésticos se transformam e ganham novas funções. Como no caso de um sofá que se ‘transforma’ em um trampolim para os saltos do acróbata ou de um varal que vira um fio para o caminhar e o trocar de roupa da equilibrista em metáfora do dia a dia. Um flerte com o surrealismo.
.
Balbúrdia: com a macaca no castelo de madeira

.
Em Balbúrdia, por meio da arte circense são apresentadas as relações de um casal, que inventa e reinventa suas narrativas. O espetáculo expressa situações de ternura e tensão. Em uma das cenas, o homem usa uma esmerilhadeira que produz barulho e faíscas enquanto a mulher desce por cordas ao som de música clássica – quase operística. Contraste e confronto. Ao descer das cordas de ponta cabeça ela consegue encontrar o ombro amigo do companheiro de travessia da vida. Em outra cena, a mulher, mais irônica, faz pirraça e fica com a ‘macaca’ diante das peripécias do companheiro. Ele monta um castelo de madeira de equilíbrio tênue que pode desmoronar a qualquer momento, assim como o amor.
.
