Pular para conteúdo principal

 

 

Plateia fica presa do começo ao fim pela excelência dos “Sisters”

Lu Menin, especial para Panis & Circus*

“Clockwork” é um espetáculo da cia. “Sisters” (Irmãs) que é formada por um espanhol (Pablo Rada Moniz), um dinamarquês (Mikkel Hobitz Filtenborg) e um francês (Valia Beauvieux), que se conheceram, em 2009, na Universidade de Dança e Circo, em Estocolmo, na Suécia. Eles se apresentaram nos dias 27, 28 e 29/11 na programação da 3ª edição do Festival Internacional de Circo no Rio de Janeiro, que tem como tema “Eu Rio”.

 

Pablo Moniz com os cabelos de Mikkel Filtenborg / Foto Asa Campos

 

O espetáculo explora possibilidades incríveis de composição com três corpos diferentes. Um  loiro comprido dinamarquês, um espanhol de forte presença e um jovem francês habilidoso. Ilusões criadas ali embaixo dos nossos olhos e cheias de mágica, corpos que se juntam os pedaços formando seres mutantes, mutáveis e versáteis que provocam novas percepções sobre o corpo.

 

Bicho de pernas: Mikkel Filtenborg em cena de "Clockwork"/ Foto Asa Campos

 

Uma refinada pesquisa de movimentação sobre as técnicas realizadas no mastro chinês, acrobacias, roda alemã, guitarra e força capilar, com a determinante presença da dança em sua base.  Seis mãos realizam com maestria uma orquestrada travessia acrobática muito criativa e original. Quanta energia e técnica desse trio!  

 

Mikkel Filtenborg e Valia Beauvieux e suas criaturas / Foto Asa Campos

 

Montagens  de aparelhos feitas em cena, mostrando a força mas ao mesmo tempo expondo a fragilidade e a sensibilidade de cada movimento realizado.

 

Pablo Moniz, Mikkel Filtenborg e Valia Beauvieux / Foto Asa Campos

 

Mikkel Filtenborg cobre parte da nudez com tábua / Foto Asa Campos

 

Imagens ricas, movimentação precisa, genialidade na criação, cenas marcantes de fusão de corpos, de criativas montagens de aparelhos e possibilidades de composições físicas e espaciais inusitadas e genuínas.

Os “Sisters” mostrou um belo espetáculo de circo contemporâneo que prende do começo ao fim pela sua excelência!

 

Cartaz dos "Sisters" que se apresentam no Festival Internacional do Rio de Janeiro

 

*Lu Menin é artista circense, sócia do Circo Zanni e integrante do Circo Amarillo

 

 

Cartaz do Festival Internacional de Circo - que tem como tema "Eu Rio"

 

Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro

“Clockwork”, criativo espetáculo internacional de circo contemporâneo, apresenta-se, nos dias 27, 28 e 29/11, às 20 horas, no Circo Crescer e Viver, dentro da programação do 3º Festival Internacional de Circo no Rio de Janeiro. O evento estreou em 26/11 e estende-se até 6/12.

O 3º Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro tem como tema “Eu Rio” – em homenagem à cidade que completou 450 anos no dia 1º de março.

 

Cena de "Vizinhos", da Artinerant´s (Brasil) que está no Festival do Rio / Foto Divulgação

 

O festival mais uma vez vai transformando o Rio em um grande picadeiro. São 90 espetáculos gratuitos levados a todas as regiões da cidade. Cerca de 30 renomadas companhias, nacionais e internacionais virão de toda a parte do Brasil e de países como Suécia, França, Espanha, Alemanha, Chile e Argentina para mostrar o que há de melhor e mais moderno no universo poético do circo. Organizado pelo Circo Crescer e Viver, idealizador e produtor de todas as edições, o festival conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, com parceria da Rede Globo.

 

Clique aqui para ver a programação do Festival.

 

Postagem – Alyne Albuquerque

Deixe um comentários