Pular para conteúdo principal

 

 

Após queda do trapézio, Olle Strandberg se reinventa como artista e dirige o espetáculo

Lu Menin, especial para Panis & Circus

“Underart” é um espetáculo de circo contemporâneo que foi concebido e dirigido pelo sueco Olle Strandberg da Cia. Cirkus Cirkor. Fundada em 1995, a Cia. mistura em francês as palavras “Cirque” e “Coeur”, ou seja, circo e coração.

Em dezembro de 2005, o então acrobata Olle Strandberg perdeu os movimentos do pescoço para baixo após ter caído de uma altura considerável, realizando um salto triplo.

 

Acrobacia na escada / Foto Asa Campos

 

Seu esforço para se reinventar como artista deu origem a “Underart”. O espetáculo tem a participação de sete artistas que combinam diversos tipos de acrobacias, ao som de uma trilha sonora original. Segundo a trupe, sua missão é “fazer o mundo e a vida se tornarem mais atentos e vivos”. Acreditando nisso, Olle Strandberg recobrou seus movimentos e, desde 2011, trabalha como diretor criativo da companhia.

 

Equilíbrio no palco na perna de pau/ Foto Asa Campos

 

O tom e o tempo do espetáculo são realmente “europeus”, em outras palavras, o tempo é lento e a atuação é fria. A técnica dos acrobatas é impecável. Os musicistas são perfeitos dentro da narrativa, e também fazem participações em coreografias e cenas juntamente com os acrobatas.

É  bom vê-los tão disponíveis cenicamente!

 

Dança acrobática / Foto Asa Campos

 

Mas, me pareceu unânime a sensação de que o espetáculo poderia ter 30 ou 20 minutos a menos. E na minha leitura, essa opção de tempo arrastado tem a ver com a densidade da situação de vida do diretor, com seu silêncio interno após o acidente. Um tempo em branco dentro de sua cabeça para a partir daí se reinventar e retomar sua vida artística.

 

Claves na cabeça / Foto Asa Campos

 

Tudo isso é forte para nós circenses, principalmente, porque o nosso trabalho é extremamente físico.

 

Mano a mano/ Foto Asa Campos

 

O final do espetáculo com aquários me emocionou bastante, ao ver aquelas pessoas de ponta cabeça imersas na água. Sensação de impotência frente à realidade e que faz lembrar a do diretor que perdeu seus movimentos acrobáticos… mas que, em contraponto, deixou a mensagem de que é possível se reinventar e seguir o caminho sem um fim na vida artística!

 

Elenco na cena final do espetáculo/ Foto Asa Campos

 

“Underart” foi apresentado no Sesc Vila Mariana, de 4/6 a 7/6, durante Circos – Festival Internacional Sesc de Circo 2015 – que aconteceu de 28/5 a 7/6.   

 

Ficha técnica:

Direção e concepção: Olle Strandberg

Elenco: Anna Ahnlund, Alexandre Dam, Iris Pelz, Matias Salmenaho, Christopher Schlunk, Andrea Tengblad, Methinee Wongtrakoon

Cenografia e figurino: Wiklundwiklund e Katarina Wiklund Suzanna Wiklund  

Composição e Design de Som:  Ripple e Murmur, Anna Ahnlund e Andreas Tengblad

Construção do cenário e adereços: Joel Jedström  

 

Postagem – Alyne Albuquerque

Deixe um comentários